domingo, 23 de junho de 2019

Primeiro projeto

Sobre nosso trabalho Um de nossos primeiros projetos foi a elaboração de uma proposta de reforma a um condomínio de Taguatinga, DF. Neste trabalho buscamos atingir o maior grau de eficiência tentando desenvolver um circuito sustentável, mas, levando em conta as possibilidades reais do edifício. Elaboramos uma pesquisa sobre ferramentas de grande relevância para a sustentabilidade energética, hídrica e ecológica em ambiente urbano. Nesta série de artigos você encontrará uma seleção de informações sobre as principais ferramentas sugeridas em nosso projeto. Os assuntos abordados nos próximos artigos, vamos discorrer sobre os seguintes temas:
  • Sustentabilidade;
  • Ecologia;
  • Energia Limpa, Energia Solar e utilização de placas fotovoltáteis;
  • Economia de água e sistemas de tratamento de água cinza;
  • Reciclagem, compostagem e lixo eletrônico.

 

Sustentabilidade:

A sustentabilidade é definida como a capacidade de auto sustentação de dado sistema, ou seja, quando determinado sistema possui a capacidade de se auto sustentar. Encontramos sustentabilidade no ciclo da água, no ciclo do carbono, cadeia alimentar de um bioma, entre outros. Como Exemplo visualizamos a cadeia alimentar de um bioma isolado: Em uma ilha qualquer, encontramos diversas espécies de plantas (produtores primários), que são consumidas por alguns grupos de animais herbívoros (Consumidor Primário), que por sua vez serve de alimento para animais onívoros ou carnívoros (consumidores secundários ou terciários), estes por sua vez podem ser consumidos por outros animais ou morrerem e assim serem decompostos por bactérias e fungos (decompositores) nutrindo-os e nutrindo também o solo e novamente os vegetais (produtores). Esta dinâmica, apesar de acontecer em uma relação que abrange uma infinidade de indivíduos ocorre de forma sustentável onde garante a existência de todas as espécies relacionadas no sistema. (salvo quando ocorre algum tipo de desequilíbrio) Assim como no exemplo citado, quando buscamos a Sustentabilidade, temos em mente atingir o equilíbrio entre as relações antrópicas no contexto ecológico, para que nossa capacidade de alterar o ambiente não afete suas estruturas naturais. A sustentabilidade está nitidamente relacionada ao consumo e a gestão consciente e tem como ideal o equilíbrio do conjunto de relações do sistema.  

Ecologia:

Do grego ''oikos'', que significa casa ou Bioma e ''Logos'', significando estudo, temos a ecologia. É a ciência que estuda as relações existentes entre os diversos grupos de seres vivos e a interação dos seres vivos com o meio. Desta, observou-se as relações entre homem e meio ambiente, ação que deu origem a diversas perspectivas teóricas. Dentre muitas existem três que se destacam, são elas o Antropocentrismo, a Ecocentrismo e o Ecologismo Personalista, vamos tratar sobre cada uma delas:  

Antropocentrismo:

O antropocentrismo tem como perspectiva o homem como o centro de todas as coisas, tudo orbita ao redor do homem. Do grego ''Anthropos'' com o significado de homem como espécie, e ''Centrums''  que significa centro, tem-se subentendido este ideal. Na ótica desta perspectiva esta contido a ideia de superioridade do homem, suas faculdades cognitivas, seu poder de transformar, modificar coisas ao seu redor para satisfazer seus próprios interesses lhe dá o direito sobre as coisas. O homem impõem sua posição de tutor de tudo que está ao seu redor, assim o ecossistema está subordinado a ele, a serviço do homem.    

Ecocentrismos:

O Ecocentrismo consiste na visão onde o coletivo ecológico é o conceito de maior importância, onde fatores bióticos e abióticos são de igual importância e tudo faz parte de um todo que se define como ecossistema e não há hierarquia em seus elementos seja qual for a característica nele contida. Em outras palavras, é a ideia inversa ao antropocentrismo.    

Ecologismos Personalista:

Uma perspectiva inspirada nos pensamentos monoteístas de ideal religioso, considera que a relação entre o homem e a natureza deve ser de simbiose, de mutualismo, onde ambos se beneficie. Em análise do nome Ecologismo personalista temos duas palavras: Ecologia, o estudos dos biomas( Como já abordamos), e Persona, definido por Severino Boécio como: “persona est rationalis naturae individua subtantia” (“a pessoa é uma substância individual de natureza racional”), e por São Tomás: “a pessoa significa o que de mais nobre há no universo, isto é, o subsistente de uma natureza racional”. Temos como Persona o conceito de Individuo dotado de Consciência. Visto o homem como ser superior, principal criação de Deus e dotado de Consciência nesta perspectivava o homem tem como responsabilidade gerir, cuidar e proteger o ecossistema. Como na frase do tio Ben, personagem do filme O Homem Aranha:"com grandes poderes vem grandes responsabilidades" esta perspectiva tem como ideal, a conscientização para as responsabilidades do ser humano em relação à natureza, seu papel como gestor, conservador e protetor juntamente com a busca de seu clímax são os maiores alicerces da visão do Ecologismo Personalista.  

Referencias Bibliográficas:

  ROLLA, Fagner Guilherme. ÉTICA AMBIENTAL: Principais perspectivas teóricas e a relação Homem-Natureza. Rio Grande do Sul: Pontifícia Universidade Católica, 2010.  Ávila-Pires, F. D. Fundamentos Históricos da Ecologia. Ribeirão Preto: Holos editora, 1999.


Publicado em bellumvitae.org



0 comentários:

Postar um comentário