Teoria da Grande Explosão (Big Bang), Hipótese da Nebulosa, formação do planeta Terra, formação da Vida e Teoria da evolução das espécies:
A teoria da Grande Explosão consiste em uma explosão cósmica que acontece a aproximadamente quatorze bilhões de anos atrás. Toda a energia usada para dar origem a todo o nosso universo estava antes contida em um ponto material (único ponto de densidade inconcebível ou seja, um ponto com dimensões tão pequenas que sequer existe), que explodiu gerando todo nosso universo, que segue se expandindo ainda nos dias de hoje.
De acordo com a Hipótese da Nebulosa, nossa galáxia foi formada a partir de uma nebulosa (nuvem de gás e poeira fina) que sobre atração da gravidade organiza uma quantia de matéria (matéria de características especificas) que se acumula no centro desta dando origem ao nosso sol e um “resto” de gás e poeira (outras matérias, com outras características) chamado de Nebulosa Solar que se organiza na forma de disco começa a dar origem aos demais planetas. Observação: há uma organização em relação as características das matérias, pois, a composição dos planetas mais próximos do sol difere-se da composição, do próprio sol que se diferem das composições dos planetas mais distantes.
Assim como os demais planetas, a Formação da Terra se dá através da aglomeração e organização das matérias que a compõe. As matérias que compunham a Terra vão se organizando até começar a dar forma ao planeta. A Terra, constantemente bombardeada por outros corpos celestes vai enriquecendo-se de matérias até que, por volta de quatro bilhões e meio de anos atrás, um corpo de tamanho aproximado ao do planeta Marte se choca com a Terra espalhando destroços pelo espaço. Esse choque da origem a Lua que tem papel fundamental a formação da vida na terra.
A teoria da Origem da Vida mais aceita pela ciência, basicamente diz que: a terra se torna um meio fisicamente e quimicamente propicio para a “formação de vida”. De acordo com a Hipótese Heterotrtransformações de compostos orgânicos em um oceano primitivo que deu origem aos primeiros seres vivos. Estes seres, de acordo com o New Dawinismo, foram submetidos a seleção natural e a mutações genéticas até dar origem as espécies que temos hoje.
- Créditos da imagem:
Autor: GDJ
Imagem: 10056 images
https://pixabay.com/pt/vectors/constela%c3%a7%c3%b5es-celestial-astronomia-5921177/
- Referencia bibliográfica:
GROTZINGER J., JORDAN T. Para Entender a terra. Bookman, 2013.
AMABIS J. M., MARTHO G. R. Fundamentos da Biologia Moderna - Volume Único. Moderna, 2006.
Adquira o livros: Para Entender a Terra , Fundamentos da Biologia Moderna - Volume Único
Que bacana!
ResponderExcluir